Mesa Diretora homenageia professora Maria Viana

Por Samara Sibelli 25/06/2025 #Sessão
img

Foto: André Lucas

A professora Maria Viana (in memoriam) recebeu, nessa terça-feira (24), uma homenagem da Câmara Municipal ao ser lembrada para denominar a Escola do Legislativo Pau-ferrense. A proposição, de autoria da Mesa Diretora, foi votada e aprovada nos instantes iniciais da 17ª sessão ordinária do 1° período da 20ª legislatura.

Natural de Martins, Maria Viana de Melo dedicou mais de seis décadas ao ensino, exercendo atuação profissional marcante em Pau dos Ferros. Lecionou no Círculo Operário (atual Escola Estadual José Guedes do Rêgo) e educou várias gerações, mesmo após a aposentadoria.

Com ela, muitas pessoas começaram a ler e aprenderam a tabuada. Negra, humilde e disciplinadora, abria as portas da própria casa, na rua Quintino Bocaiúva, para acolher os alunos diuturnamente. Um símbolo incontestável na área da educação tradicional.

Outrossim, caracterizou-se pela fé. Esteve bastante empenhada na religião católica. Conduziu grupos de Primeira Eucaristia, envolveu-se no Apostolado da Oração e fundou o Movimento Eucarístico Jovem. "Uma mulher de grande expressão, então fica aqui o nosso reconhecimento", justificou o presidente Jaime de Carvalho (PSD).

Aluna da homenageada na pré-adolescência, a vereadora Domiciana Lopes (PP) revelou aspectos das aulas. "Ela realmente dominava [o assunto]. A gente estudava e prestava atenção", falou, vendo de modo positivo o projeto de lei. "Nada mais justo, porque a escola vem pra formar, pra trazer melhorias", concluiu.

Outro que elogiou a matéria foi o Gordo do Bar (PSDB). "Essa homenagem que a Câmara faz está imortalizando uma pessoa que já é imortalizada pela população de Pau dos Ferros, por quem conheceu Maria Viana tanto na vida educacional como na vida religiosa", resumiu.

A neta Rellen Holanda escolheu a palavra "imensurável" para explicar a alegria da ocasião, revelando que tem muito orgulho da avó, falecida em 2016. "Ela é uma referência para todos nós", declarou no momento em que assistia à sessão, cujos trabalhos foram secretariados pelo vereador Alany Samuel (União).

Resumo das outras proposituras aprovadas:

Projeto de Resolução n° 0007/2025, de autoria da Mesa Diretora. Dispõe sobre o funcionamento do anexo da Câmara Municipal.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0019/2025, de autoria do Gordo do Bar. Concede Título de Cidadão Pau-ferrense ao senhor Leandro Misael Pontes Avelino.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0020/2025, de autoria de Bolinha Aires (PSD). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Maria Daiana de Oliveira Souza.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0021/2025, de autoria de Galego do Alho (PSD). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense ao senhor Hélio Ferreira de Oliveira.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0022/2025, de autoria de Reginaldo Alves (PP). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Maria Lígia da Silva Oliveira.

Projeto de Lei n° 2317/2025, de autoria de Jaime de Carvalho. Institui o Programa Municipal de Promoção e Proteção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares de Pau dos Ferros.

Projeto de Lei n° 2320/2025, de autoria de Jaime de Carvalho. Concede revisão geral anual, prevista no Artigo 37, Inciso X da Constituição Federal, aos servidores da Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

Projeto de Lei n° 2310/2025, de autoria da Professora Aldacéia (PT). Denomina rua Maria Edite Lucena de Andrade a rua Projetada 07 no bairro Chico Cajá.

Indicação n° 0184/2025, de autoria de Deusivan Santos (PSD). Requer que seja feita a construção dos redutores de velocidade na rua Antonieta Germano, no Chico Cajá.

Indicação n° 0190/2025, de autoria de Alany Samuel. Requer a pavimentação e drenagem da rua Austrália, no bairro Nações Unidas.

Indicação n° 0191/2025, de autoria de Gilson Rêgo (PSDB). Requer ao Demutran a realização de um estudo de viabilidade técnica para a ampliação e instalação de novos redutores de velocidade na rua Antônia Taveira Bessa, no Carvão.

Indicação n° 0196/2025, de autoria do Sargento Monteiro (União). Requer o cumprimento da Lei n° 1645/2018 neste município.

Indicação n° 0199/2025, de autoria de Domiciana Lopes. Requer que seja construída cobertura de proteção contra o sol na Unidade Básica de Saúde (SESP) do Princesinha do Oeste.

Moção de Pesar n° 0004/2025, de autoria de Gilson Rêgo. À família Diniz, pelo falecimento da senhora Antônia Diniz do Nascimento.

Moção de Congratulações (Aplausos) n° 0004/2025, de autoria de todos os vereadores. Às quadrilhas juninas pau-ferrenses que fizeram história no município e mantiveram viva a cultura do São-joão.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON