Sessão marca início de legislatura dos vereadores jovens

Por Samara Sibelli 16/10/2025 #Juventude
img

Foto: André Mendes

Em uma noite de ineditismo e boas ideias, nessa quarta-feira (15) adolescentes ocuparam os assentos dos vereadores oficiais da Casa de Leis para falar sobre sugestões que tornem Pau dos Ferros melhor de se viver, fortalecendo a participação cidadã da juventude na cidade.

Na 1ª reunião plenária da 1ª legislatura do Parlamento Jovem, foram discutidas sete indicações e um requerimento. Aprovadas por unanimidade, as matérias trataram especialmente de saúde, educação e esporte. Outrossim, foram lembrados os temas "inclusão" e bem-estar animal".

"Quero parabenizar os parlamentares jovens por cada proposta", disse, no pequeno expediente, o presidente Jeferson Emanuel, ao complementar falas de colegas, como a de Matheus do Nascimento: "eu gostaria de agradecer à Câmara Municipal por um projeto tão belo, por estar dando voz a nós", enfatizou o vereador mirim.

Karígina Maia, Francisco José (Gordo do Bar), Jaime de Carvalho, Deusivan Santos e Francisco Monteiro (Sargento Monteiro) estiveram na oportunidade, apoiando os estudantes e os incentivando a se envolverem na política de forma correta e responsável.

Proposituras votadas:

Requerimento nº 001/2025, de autoria de Suyanne Tamyres. Dispõe sobre a criação, no âmbito do Parlamento Jovem de Pau dos Ferros, de semana municipal de conscientização e apoio às pessoas com fibromialgia.

Indicação nº 001/2025, de autoria de Luiz Gustavo. Sugere à Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros que promova a descentralização das atividades da Biblioteca Municipal.

Indicação nº 002/2025, de autoria de Ronnyer Marques. Criação de um programa de prática esportiva pública nos moldes de uma escolinha.

Indicação nº 003/2025, de autoria de Jeferson Emanuel. Sugere a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros.

Indicação nº 004/2025, de autoria de Anderson Clayton. Sugere a implementação da sinalização em sistema braile nas instituições do município, como escolas e secretarias de atendimento público, e a criação de um curso em braile para essas pessoas [deficientes visuais].

Indicação nº 005/2025, de autoria de Maria Cecília. Sugere a criação do Programa Municipal de Proteção e Bem-estar animal.

Indicação nº 006/2025, de autoria de Thaiany Vitória. Prioridade e manutenção da rota IFRN, garantindo que o transporte escolar não seja retirado para outras rotas.

Indicação nº 007/2025, de autoria de Natália Souza. Requer que a Prefeitura de Pau dos Ferros promova a educação financeira nas escolas municipais.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON