Mulheres em situação de risco social podem ter profissionalização gratuita

Por Samara Sibelli 05/11/2025 #Sessão
img

Foto: André Mendes

Dentre as sete matérias aprovadas na 31ª sessão legislativa, concretizada ontem (04), os parlamentares de Pau dos Ferros votaram para a instituição do Programa Municipal de Curso Profissionalizante direcionado a famílias socioeconomicamente vulneráveis.

O Projeto de Lei n° 2362/2025, de Gugu Bessa (PSD), tem foco no ingresso no mercado de trabalho e na requalificação para uma nova carreira de mulheres que, a título de exemplo, sejam responsáveis pelo lar, convivam com membro idoso ou pessoa com deficiência.

As formações ofertadas se referem a atividades de manicure, maquiagem e cabeleireiro. "São profissões práticas, que visam desenvolver determinada competência", explicou o vereador propositor. Juntas, as secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social devem conduzir as ações.

"A gente tem que investir no conhecimento, tentar desviar pessoas de outros rumos. [...] Então, eu sou de acordo, parabenizo. E que a gente consiga manter isso [...], que a porta esteja aberta pra aquele que quer aprender, que quer trabalhar", comentou Alany Samuel (União).

Precedendo os debates no salão nobre, o presidente em exercício, Deusivan Santos (PSD), autorizou a leitura do aviso de convocação à eleição da Mesa Diretora do biênio 2027/2028, que acontecerá no próximo dia 18. O informe é recomendado pelo Regimento Interno do órgão; esse documento prevê a referida escolha até novembro do segundo ano da atual administração.

Demais ementas de proposições exitosas:

Projeto de Decreto Legislativo n° 0035/2025, de autoria de Domiciana Lopes (PP). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Maria Valdenir da Conceição Queiroz.

Projeto de Lei n° 2354/2025, de autoria de Bolinha Aires (PSD). Institui o Dezembro Laranja como período de conscientização e combate ao câncer de pele no município.

Indicação n° 0228/2025, de autoria de Gilson Rêgo (PSDB). Requer a pavimentação e drenagem da rua Frei Galvão, no bairro São Judas Tadeu.

Indicação n° 0232/2025, de autoria da Professora Aldacéia (PT). Requer a criação do Fundo Municipal de Esportes (FME) e do Conselho Municipal do Esporte (CME), com vistas a fortalecer e incentivar o esporte.

Indicação n° 0235/2025, de autoria do Sargento Monteiro (União). Requer a instalação de contêineres e tambores para cometa de lixo na rua Itamiram Nunes de Aquino, no São Geraldo.

Indicação n° 0236/2025, de autoria de Deusivan Santos. Requer a pavimentação e drenagem da rua Valdir Antônio Gameleira do Rêgo, no bairro Paraíso.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON